01 novembro, 2021

1º Novembro- Dia de Todos os Santos

 


No dia 1º de novembro, a Igreja Católica celebra a Solenidade de Todos os Santos, reconhecidos e anônimos. É a celebração de todos aqueles que compartilham do triunfo e da glória de Cristo, em virtude do esforço de seguir de perto o Mestre, cooperando com a sua graça.

A Solenidade de Todos os Santos tem suas origens no século IV, quando o número de mártires na Igreja tornou-se tal que era impossível atribuir um dia do ano para lembrar cada mártir. Por isso, a Igreja optou por fazer uma celebração conjunta para homenagear todos aqueles que chegaram ao céu, em um único dia, uma vez por ano.

Quando, em 13 de maio de 610, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão Romano ao culto cristão, consagrou o novo templo à Santíssima Mãe de Deus e a todos os mártires. A partir de então, a celebração de Todos os Santos foi fixada nessa data e assim permaneceria por muitos anos até que o Papa Gregório IV, no século VII, transferiu a celebração para 1º de novembro. É muito provável que a decisão do Papa Gregório foi neutralizar o festival pagão de "Samhain" ou Ano Novo Celta, que é celebrado na noite de 31 de outubro.

Em 2013, o Papa Francisco fez uma bela exortação à multidão que o acompanhou na celebração desta Solenidade: “Deus vos diz: não tenham medo da santidade, não tenham medo de almejar, de se deixar amar e purificar por Deus, não tenha medo de se deixar guiar pelo Espírito Santo. Deixemo-nos contagiar pela santidade de Deus ”.

Nunca esqueçamos que somos chamados a ser santos! E que devemos lembrar e ser gratos pela vida daqueles homens e mulheres que deram tudo por amor.


 https://www.aciprensa.com/recursos/que-se-celebra-en-la-fiesta-de-todos-los-santos-1700/

Sem comentários:

1º Novembro- Dia de Todos os Santos

  No dia 1º de novembro, a Igreja Católica celebra a Solenidade de Todos os Santos, reconhecidos e anônimos.  É a celebração de todos aquele...